
Você deve lembrar da sacolejante “Mambo Number 5”, que explodiu nas rádios no fim dos anos 90. Ou de “Unbelievable”, primeiro lugar nas paradas do mundo todo. E se ouvir “Sudenlly I See” provavelmente vai cantarolar a música eternizada no filme “O diabo veste Prada”. Mas será que você lembra de Lou Bega, da banda EMF e da cantora KT Tunstall? “Baseado em hits reais” (Máquina de Livros), de Braulio Lorentz, reúne histórias de sucessos inesquecíveis contadas por artistas esquecidos. O lançamento, no dia 28 de agosto, não poderia ser num lugar mais apropriado: no karaokê do Curtiça Bar, na Vila Madalena, em São Paulo.
Jornalista da área cultural há mais de duas décadas e apaixonado por música pop, Braulio teve a ideia do livro há quatro anos, ao organizar por ordem alfabética suas centenas de CDs. Enquanto revirava o baú, ouvia um disco, depois outro, e uma pergunta vinha sempre à sua cabeça: o que aconteceu com esse artista?
“Nesses últimos anos, um dos meus passatempos favoritos era bater papo com artistas que viveram o auge da popularidade. Vários tiveram mais de um sucesso. Mas, depois, a maioria conviveu com a fama de fracassado, até desaparecer”, diz Braulio.