
No último sábado, 9Centro Histórico do Rio ganhou um novo endereço cultural com a abertura da Casa Proeza, espaço idealizado pela designer Maria Eduarda Ballesteros, a Duda. Instalado em um sobrado de 1895 na tradicional Rua do Ouvidor, o espaço une galeria, estúdio de design e loja de publicações e objetos gráficos, e promete movimentar a cena criativa carioca nos próximos meses.
A inauguração foi marcada pela abertura da exposição “Geografias do Corpo”, com curadoria de Gabriela Toledo, que reúne 29 obras de artistas como Alair Gomes, Kurt Klagsbrunn, Demian Jacob, Lucas Bori, Bá Rosalinski e Fedoca Lima.
O evento reuniu diversas personalidades do meio artístico, do design, da arquitetura e da moda que prestigiaram o novo espaço com entusiasmo. Também passaram por lá convidados
Parceiros do projeto, como a Casa 90, responsável pelo garimpo de móveis, e a Cobogó Editora, que assina a seleção de livros e publicações, também marcaram presença na noite de abertura.
Contemplada pelo programa Reviver Cultural, da Prefeitura do Rio, a Casa Proeza nasce como um espaço híbrido, vivo e autoral — com previsão futura de abrigar também um café —, e já se posiciona como um novo ponto de encontro para quem deseja experienciar a cidade pela lente da arte, do design e da criação contemporânea.
Fotos Renato Wrobel