
Com a presença do prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, e com a mediação, nos debates, do diretor do Museu da Inconfidência, Alex Calheiros, será lançado, nesta quinta-feira, dia 14 de agosto, às 18h, na Sala Joaquim Pedro de Andrade, na cidade histórica de Minas Gerais, o documentário “Terra Revolta-João Pinheiro Neto e a Reforma Agrária”, produzido por Henrique Pinheiro e dirigido por Bárbara Goulart – neta de Maria Tereza Goulart e de João Goulart – e Caio Bortolotti.
Também estarão na mesa dos debates, o economista Henrique Pinheiro, que, além de produtor, é filho de João Pinheiro Neto, o professor do Departamento de História da UFOP, Arnaldo José Zalgemi, o Coordenador da CUFA de Ouro Preto, Alexandre Almeida, o Professor de Saúde Coletiva/Saúde Ambiental da Medicina da UFOP, Pedro Abreu, e Dandara, da Direção do MST de Minas Gerais.
João Pinheiro Neto foi o presidente da Superintendência da Reforma Agrária no Governo Jango. E, também, ministro do Trabalho de João Goulart. Quando houve o golpe militar, ele foi preso e teve seus direitos políticos suspensos, em abril de 1964, na primeira lista do AI-1. No documentário, há entrevistas com Maria Tereza Goulart, Denize Goulart, Leda Pinheiro, com o ex-ministro Almino Afonso, Angela de Castro Gomes, entre outros. O ator Paulo Betti é o narrador.