
A convite do professor Cunca Bocayuv, o professor de História, Sociologia e Filosofia, Arlindenor Pedro, editor do Blog, Revista Eletrônica e canal YouTube Utopias Pós Capitalistas, participou de Roda de Conversa, no Campus da Praia Vermelha DA UFRJ.
“O objetivo da roda de conversa foi o de ” refletir sobre os impasses da sociedade contemporânea diante da crise civilizatória em curso”, disse Arlindenor Pedro.
Participaram do encontro, além dos professores Cunca Bocayuva e Arlindenor Pedro, o filósofo Marildo Menegat, a professora Júlia de Paula e o editor da revista Círculo de Giz, Diogo Paiva. E, ainda, estudantes, docentes e visitantes. O vídeo gravado durante o debate já está disponível no blog e revista Utopias Pós Capitalistas e no canal YouTube.
O vídeo que acompanha este relato registra alguns dos momentos mais marcantes da noite, em que prevaleceram intervenções contundentes sobre as dimensões mais sombrias do capitalismo atual. Em meio à sensação compartilhada de que a crise assume um caráter terminal, foram debatidas as formas como a violência e a desigualdade se entranham no cotidiano, tornando-se quase invisíveis. Os diálogos revelaram a urgência de romper com a naturalização dessas realidades e de construir caminhos que desafiem a lógica destrutiva do sistema vigente. Uma noite de escuta atenta e crítica, marcada pelo esforço coletivo de pensar alternativas em tempos de um Capitalismo de Catástrofe.Nesse sentido a última frase neste encontro do professor Marildo Menegat é lapidar, quando diz: “Se nós não construirmos o que vem depois do fim…barbarie é um tema simpático até. Barbarie…se tivermos sorte”.