
A artista Amalia Giacomini apresenta pela primeira vez ao público carioca suas esculturas e objetos instalativos na exposição “Linha, peso mínimo”, que inaugura no dia 2 de outubro, na Maneco Müller : Multiplo Galeria, no Leblon. Conhecida por transformar correntes finas de metal em desenhos que flutuam no espaço, Amalia Giacomini investiga a geometria das catenárias — curvas criadas pela força da gravidade — como fenômeno físico e também poético.
Entre peso e leveza, suas obras dão corpo ao invisível e fazem do vazio uma presença. “Meus trabalhos são como desenhos no espaço, lidam com uma certa volumetria que se estabelece no vazio”, afirma a artista, formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP.
A mostra marca a primeira individual de Amalia Giacomini no Rio e também sua chegada ao time de artistas representados pela galeria. “Há anos acompanhamos de perto sua trajetória e somos surpreendidos pela força de suas criações. Estamos muito honrados em representá-la”, diz Stella Ramos, sócia da galeria.
“Linha, peso mínimo” poderá ser visitada até 29 de novembro, com entrada gratuita.
Serviço:
- Exposição de arte contemporânea
- Título: Linha, peso mínimo
- Artista: Amalia Giacomini
- Local: Maneco Müller : Multiplo Galeria
- Abertura: 2 de outubro (quinta-feira), das 18h às 21h
- Período expositivo: até 29 de novembro de 2025
- Visitação: De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30 (sábados, sob agendamento)
- End: Rua Dias Ferreira, 417/206 – Leblon – Rio de Janeiro
- Entrada franca