
Essa semana fui conversar com a jornalista mineira Livia Santana, que traz em seu DNA o ofício da comunicação. Seu currículo é extenso e em nosso bate-papo ela falou sobre a atuação em várias áreas da comunicação e, claro, da sua Me, claro, da sua Minas Gerais. Confira!
JP – Como nasce a Livia jornalista?
Nasceu de um sonho e paixão pelo jornalismo brasileiro. O meu tio avô materno era dono de emissora de rádio no interior de São Paulo, José Rosa da Silva, foi até político. Acredito que o interesse nasceu devido a isso.
JP – Quais os principais desafios de seu trabalho como assessora de imprensa?
São tantos, a motivação me faz entregar o trabalho conforme me pedem. Tanto que cresci no meio e tive um tamanho reconhecimento pela a minha dedicação com o cliente. Já atendi e atendo clientes que já trabalharam ou trabalham nos canais como SBT, TV Globo, Band TV e Record TV. São todos queridos.
JP – Há uma triagem para veiculação em seu blog?
O meu blog nasceu depois que a Revista Conduta, não vingou. Que no ano de 2019 eu era representante comercial e colunista da revista, mas infelizmente não foi pra frente. Já se existe triagem, não. Eu atendo os meus clientes e já subo primeiramente no meu blog e depois nos outros portais.
JP – Em que entidades participam na diretoria?
Tenho colegas parceiros como colunista. A minha diretoria somente eu como CEO.
JP – Quais as principais premiações que recebeu?
Recebi os títulos de Comendadora da Ordem do Mérito do Elo Social SP (2025), Embaixadora do Turismo do RJ (2025), Prêmio Por Mérito de Expressão Artística e Cultural do 3⁰ Festival de Arte e Cultura da Angola 2025, Prêmio Comunicação e Destaque 2023, Prêmio TV Latinidade 2023, Prêmio da Argentina (2), Nevado Solidario de Oro (2), Prêmio Notable Brazilian Awards 2025 (Estados Unidos).
JP – O que é informar para você?
Informar é ter responsabilidade com que foi informado, de ir atrás da fonte ver se é verídico.
JP – Minas Gerais está sempre presente no seu coração?
Sim. Eu sou mineira, nasci em Uberlândia (MG), cheguei a morar em Brasília, mas retornei pra minha terra natal. Aqui está a minha raiz.






