
Estreou Como nos Livros no Teatro de Arena do Sesc Copacabana.
O espetáculo é do Bando de Palhaços.
O texto de Cecilia Ripoll é ficcional, coloca as traças como protagonistas da narrativa, humanista, incorpora citações literárias aproximando teatro e literatura, divertido, dramático, bem humorado, irônico, crítico e contemporâneo.
Sublinha a importância de se preservar as regras de convivência, e como o desrespeito a uma dessas normas pode gerar a desarmonia e o desequilíbrio no grupo. O texto se apresenta bem estruturado e constrói uma argumentação que relaciona o mundo dos seres humanos com o dos insetos, no caso as traças. A autora se apropria das questões humanas e as leva para o mundo destes pequenos seres vivos, que habitam os livros e devoram as suas folhas. E as desrespeitarem as regras, as traças colocam em dúvida a sua própria existência, o que as leva a elaborar planos para reverter a situação.
O elenco é constituído por cinco atores, sendo duas atrizes (Ana Carolina Sauwen, e Mariana Fausto) e três atores (Filipe Codeço, Pablo Aguilar e o ator convidado Fabrício Neri). O conjunto de atores é equilibrado, e, basicamente, todos se apresentam no mesmo nível. Não há destaques. Eles estão unidos, organizados, afinados e entrosados. Interpretam de forma adequada, e são engraçados e divertidos. Dominam o texto e o palco. Apresentam uma boa comunicação com o público. Portanto, uma atuação correta, merecedora de aplausos e elogios.
A direção é de André Paes Leme que focou no texto, e deixou os atores e atrizes livres sobre o palco para realizarem uma atuação vibrante, contagiante e de qualidade.
Os figurinos criados por Arlete Rua são simples e adequados.
A cenografia criada por Cachalote Mattos é original e adequada. Os casulos das traças são criativos!
A iluminação criada por Ana Luzia Molinari de Simoni é boa e contribui para realçar a interpretação dos atores de seus personagens.
Há um casamento perfeito entre figurinos, cenografia e iluminação, formando um conjunto harmonioso e equilibrado.
Como nos Livros é um espetáculo que apresenta um texto que coloca as traças como as protagonistas da trama; um conjunto de atores com uma atuação de qualidade; e, uma direção competente, que deu liberdade de atuação ao elenco para realizar uma correta interpretação de seus personagens
Excelente produção cênica!






