
Formas geométricas e mistura de vários tipos de madeira
A primeira coleção de objetos de marcenaria do paulista Guilherme Gafi revela uma instigante simplicidade. A mostra “Assentamentos”, na charmosa galeria gozto, no Largo do Boticário, traz uma linha de esculturas na forma de assentos de cadeiras e atmosfera experimental.
Este cantinho carioca, que é uma relíquia arquitetônica e cultural, com casas do século 19, foi inteiramente restaurado. E a galeria gozto, desde que inaugurou há um ano, é ponto de encontro muito bem coordenado por Sergio Zobaran, jornalista e curador de arte.

O pintor, desenhista, ilustrador e artista gráfico urbano Guilherme Gafi é da nova geração de artistas visuais e transita do grafite à escultura. Para sua primeira mostra individual no Rio, ele recolheu madeiras de descarte coletadas em caçambas estacionadas nas ruas de Santo André, no ABC paulista, onde vive e trabalha, e misturou com mogno africano, resultado da parceria da gozto com a com a Associação Brasileira dos Produtores de Mogno Africano – ABPMA e a Khaya Woods, que doou ao artista 900 quilos desta madeira nobre que vem sendo produzida no Brasil.
Em sua obra, ele elege temas relacionados com a complexidade existencial e coletiva, em especial sobre os agentes que atuam e transformam as cidades, como o cotidiano dos trabalhadores e das edificações urbanas.
A madeira se tornou sua nova forma de expressão artística e há uma liberdade contemporânea em seu trabalho.
Assentamentos
Galeria gozto
Largo do Boticário 1, Cosme Velho, RJ
De terça a sábado das 14h às 19h
Agendamento através do Direct Messenger do Instagram da galeria @gozto__
Entrada gratuita