6 de fevereiro de 2023

Intimissimi

Todos os brasileiros estão torcendo pelo Brasil na Copa do Catar. Cada qual escolheu um  look para a ocasião. Nossas cores, o verde e amarelo, finalmente estão voltando a serem utilizadas, sem qualquer conotação política. É importante lembrar que volta à tona discussões sobre a memória construída em torno da bandeira e das cores do Brasil. Este ano tivemos o bicentenário da independência, em 7 de setembro, e agora a Copa do Mundo.
Triste lembrar que as cores da bandeira foram uma forma de mostrar apoio ao regime militar na época da ditadura. O professor  Mozahir Salomão Bruck, da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas afirma que na década de 1970, o Brasil se divorciou do verde e amarelo, até que, em 1992, aconteceu a manifestação dos cara-pintadas a favor do impeachment de Fernando Collor.
Agora é um momento de ressignificação com o verde amarelo que até então virou um símbolo do estado e é adotado, graças ao futebol, como um símbolo da sociedade que torce unida.
Nas ruas, vemos camisetas, bandeiras amarradas no corpo, bandanas e bonés. Mas a moda, como sempre se faz presente, homenageia o Brasil com acessórios e looks pontuais. Vamos torcer para que as nossas cores permeiem nossas ideias e entrem na cartela do verão pois são iluminadas e de muita energia!

 

Redes Socias

Deixe um comentário