
Um jato executivo Embraer Phenom 300, avaliado em mais de R$ 37 milhões, será leiloado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no dia 16 de julho. A aeronave foi apreendida durante a Operação Terra Fértil, deflagrada pela Polícia Federal em sete estados brasileiros com o objetivo de desarticular uma rede criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e fraudes documentais.
O leilão será conduzido por leiloeiros credenciados e os recursos arrecadados irão para o Fundo Nacional Antidrogas (Funad) e para o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). Caso não haja arremate na primeira data, o ativo será novamente ofertado em 28 de julho, com lance inicial reduzido para pouco menos de R$ 30 milhões.
O Phenom 300, modelo EMB-505 fabricado em 2015, possui nove assentos e 2.456 horas totais de voo. A aeronave estava em posse de uma das empresas ligadas à organização criminosa investigada, que operava um esquema de ocultação de patrimônio por meio de empresas de fachada, transações com criptomoedas e aquisição de bens em nome de terceiros.