6 de fevereiro de 2023

Texturas marcantes

Acompanhar o movimento das artes plásticas no Rio é estimulante. Exposições em vários pontos da cidade trazem as expressões diversificadas dos artistas.

No Paço Imperial, lugar lindo que concentra tanta História, está a mostra “Pequenos Formatos”, do carioca Daniel Feingold. Consagrado por suas obras em grandes dimensões, ele optou pelo oposto, apresentar 60 pinturas recentes e inéditas, em tamanhos que variam entre 18cm X 24cm e 50cm X 60cm. Mas também expõe oito pinturas inéditas, em grande formato, 2,20m X 2,80m X10cm, em obras verticais, e 1,80m X 3,00m X10cm, em telas horizontais, em total sintonia com as formas das pequenas pinturas.

Em óleo e bastão oleoso sobre tela, as cores vivas e geométricas mais iluminadas e cheias de vitalidade marcam a nova fase de uma trajetória de 30 anos. “O óleo é uma tinta com alma, que se move, se refaz, se perde e tem vida. Para estas pinturas só o óleo faz sentido, pois se movimenta, enruga, fere”, afirma Feingold, que deixa os “acidentes” de percurso na tela, como respingos e manchas, que acabam se incorporando à obra.

Para o curador Paulo Venâncio Filho, as imagens são “faiscantes, elétricas, ácidas, um all over da era digital”. Daniel Feingold conta que não faz nenhum esboço prévio antes de criar suas pinturas. “As formas começam a ser ‘recortadas’ na hora. É tudo resolvido na tela”. E acrescenta que o tempo que viveu em Nova York foi fundamental para sua poética abstrata.

Está previsto também o lançamento do e-book bilíngue – português/inglês – da mostra. Não perca!

 

“Pequenos Formatos”, de Daniel Feingold

De 30 de novembro de 2022 a 12 de fevereiro de 2023

Paço Imperial

Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

De terça a sexta, das 12h às 18h.

Finais de semana e feriados, das 12h às 18h.

Entrada gratuita

Fotos Vicente de Mello

 

 

 

 

 

 

Redes Socias

Deixe um comentário