1 de dezembro de 2022

O termo “Skinimalismo” é uma junção de “skin” e “minimalismo”, com a ideia de reforçar que “menos é mais” em termos de usar o mínimo de produtos na rotina skincare, assim como procedimentos estéticos menos invasivos e resultados naturais. O conceito também é aplicado em tendências de maquiagem. Ou seja: menos etapas, menos produtos e mais resultados.

“De acordo com essa filosofia, os cuidados com a pele estão diretamente ligados à escolha de dermocosméticos versáteis, com tecnologias e ativos multifuncionais”, avalia o dermatologista Alessandro Alarcão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e sócio efetivo e conselheiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).  O médico ressalta que uma consulta ao dermatologista é indispensável, pois irá ajudar a identificar as particularidades de cada paciente, além de avaliar os ativos mais indicados para os objetivos em cada caso.

Segundo Alarcão, “uma rotina facial básica para peles jovens, que ainda não apresentam os primeiros sinais do tempo, a exemplo das linhas de expressão e rugas, precisa, no mínimo, de três etapas, a fim de prevenir os efeitos do envelhecimento precoce. São elas: limpeza da pele, hidratação e proteção solar”.

E dentro deste conceito, de que menos é mais, o especialista, juntamente com os também dermatologistas Carlos Roberto Antônio, Carlos Bautzer e Guilherme Almeida, todos membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), desenvolveram um novo método batizado de Naturalização.  A novidade vai contra as harmonizações faciais malfeitas, que acabam promovendo excesso em lábios, bochechas e mandíbulas, deformando os pacientes.

O médico Alessandro, assim como os médicos que desenvolveram o novo método, prezam por procedimentos que garantam uma aparência jovem e natural, respeitando as características da face do paciente, para não gerar uma padronização da aparência.  Confira!

 

Passo a passo de Skincare onde “menos é mais”

Passo 1 – Pele limpa e higienizada = proteção cutânea.

Por meio deste hábito com a pele é possível remover resíduos e impurezas que se acumulam na pele ao longo do dia e ainda durante a noite. Sendo assim, o ideal é lavar o rosto com sabonete facial para cada tipo de pele ao acordar e antes de se deitar. Alguns ativos indicados para serem usados nestes produtos de limpeza da pele são: vitaminas C e E, que garantem uma combinação com ação antioxidante, deixando a pele do rosto mais macia e iluminada.

 

Passo 2 – Hidratação contra o envelhecimento precoce da pele. 

Além do uso de produtos que garantam uma pele hidratada, é possível acrescentar a estes ativos que também possuam uma ação antioxidante poderosa nesta etapa de cuidado, seja durante a manhã ou à noite! Neste caso, uma aposta interessante é a vitamina C com o Ácido Hialurônico, que atuam na prevenção e combate dos sinais do envelhecimento precoce.

 

Passo 3 – Fotoproteção a todo tempo e com um plus nos ativos.

Essa é uma etapa que consiste em um dos cuidados mais básicos e essenciais para a pele. E quando se fala em unir num mesmo produto várias aplicabilidades, a ideia é que os produtos tenham ativos que garantam alto fator de proteção contra a radiação solar (infravermelha e a luz visível) e ainda estejam presentes em suas fórmulas dermocosméticos como a vitamina E e Ácido Hialurônico. Sendo assim, consegue-se prevenir os danos da incidência solar, ao mesmo tempo que hidrata profundamente, ao reorganizar a estrutura da epiderme, com o intuito de preencher rugas e linhas de expressão, evitando o estresse oxidativos da pele e é antiglicante.

A ideia é apostar em produtos com toque seco, não oleosos, que são capazes de disfarçar de imediato imperfeições e manchas do rosto.

Redes Socias

Deixe um comentário