
No exato dia 07 de novembro em que o Instituto Cravo Albin lembrou ao Brasil os 120 anos de nascimento de Ary Barroso, nossa sede histórica na Urca recebeu a pintura a óleo “Aquarela do Brasil”, feita especialmente por um dos grandes artistas do Brasil, o pintor Oscar Araripe.
Araripe, um dos mais celebrados artistas plásticos é também hábil escritor. E acaba de ser eleito por unanimidade para o Pen Clube do Brasil. Ele mora atualmente na cidade histórica de Tiradentes, onde se comunica com o mundo, já que é celebrado por críticos e grandes galerias como “O Poeta da Cor”, e ostenta reconhecimento internacional em vários países do mundo.
De fato, Oscar Araripe é visto por boa parte da crítica como o mais hábil colorista do país, empregando com maestria todas as provocações pictóricas que as cores quentes do Brasil podem provocar.
A amizade de Cravo Albin com Oscar Araripe data de décadas no Rio quando se conheceram apresentados pelo governador Chagas Freitas.
Ao receber a “Aquarela do Brasil” no Instituto da Urca, Cravo Albin exclamou: “Meu Deus, nossa casa histórica passa a ostentar em sua sede uma das mais vigorosas homenagens ao maior compositor do Brasil da opulenta Época de Ouro da MPB, os anos 30,40 e 50.”

– Que provocação, meu caro Oscar! O Brasil te agradece.